Cogeração

Sabia que um motor alternativo tem apenas cerca de 41% de rendimento? Significa isto, que a maior parte do combustível utilizado pelo motor é convertido em outras formas de energia que são desperdiçadas.  

O calor produzido é um dos subprodutos do trabalho de um motor alternativo. O aproveitamento deste calor pode representar uma alternativa tecnológica onde é possível ir buscar energia, ao potencial energético do combustível. O conceito de cogeração permite efectuar este aproveitamento maximizando o rendimento global da instalação, permitindo diminuir a utilização de energias fósseis com significativa redução dos custos ambientais, e simultaneamente, garantir vantagens económicas.

A STET possui um vasto curriculum na concepção, instalação e manutenção de soluções de cogeração, duradouras, económicas e fiáveis. Os nossos motores térmicos permitem o aproveitamento do calor do bloco do motor, dos turbo-compressores e dos gases de escape. O calor pode ser utilizado para o aquecimento de águas sanitárias, na indústria têxtil, nos fornos das indústrias cerâmicas, na produção de vapor saturado, na produção de frio através de chiller de absorção, para o aproveitamento do dióxido de carbono em estufas, etc. As possibilidades são diversificadas. A produção eléctrica do grupo gerador poderá ser aproveitada para consumo interno ou para exportação através de um ponto de interligação à rede eléctrica.

A nossa equipa conta com técnicos experientes e altamente especializados em projetos de cogeração que lhe fornecem a consultoria comercial e técnica que necessitar para o seu projeto. Oferecemos soluções “chave na mão”. Estudamos a viabilidade, concebemos, projectamos e instalamos centrais de cogeração a gás natural (e de biogás). Oferecemos ainda contratos de manutenção da instalação e apoiamos a procura de financiamento.


O nosso apoio é total. Fale connosco.