Motoniveladora 18
A 18 baseia-se no sucesso da 16M e oferece potência adicional, uma armação da lâmina mais larga e a possibilidade de utilizar um ângulo de lâmina mais agressivo, o que a torna a escolha ideal para operações de mineração que operam Caminhões de 172 toneladas métricas (190 toneladas) ou Caminhões menores. A 18 melhora a eficiência operacional, aumentando a cobertura e reduzindo o número de passadas necessárias para percorrer toda a rodovia em determinadas aplicações. A 18 inclui recursos que oferecem grandes benefícios para redução do custo de operação, melhorias do tempo de atividade e do desempenho e aumento da segurança.
Potência Básica (1ª Marcha) - Líquida | 227 kW |
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Modelo do Motor | Cat® C13 |
Diâmetro Interno | 130 mm |
Curso | 157 mm |
Deslocamento | 12.5 l |
Velocidade em Potência Nominal | 2.000 rpm |
Altitude de Redução de Potência - Equivalente ao Tier 2/Estágio II/Japão 2001 (Tier 2) | 3954 m |
Altitude de Redução de Potência - Equivalente ao Tier 3/Estágio IIIA/Japão 2006 (Tier 3) | 3711 m |
Altitude de Redução de Potência - Tier 4/Estágio IV/Japão 2014 (Final do Tier 4) | 3810 m |
Aumento de Torque - Equivalente ao Tier 2/Estágio II/Japão 2001 (Tier 2) | 38% |
Aumento de Torque - Equivalente ao Tier 3/Estágio IIIA/Japão 2006 (Tier 3) | 38% |
Aumento de Torque - Tier 4/Estágio IV/Japão 2014 (Final do Tier 4) | 40% |
Emissões (1) | Final do Tier 4 do EPA dos EUA/Estágio V da UE/Japão 2014 (Final do Tier 4) |
Emissões (2) | Padrões de Emissões Equivalentes ao Tier 3/Estágio IIIA/Japão 2006 (Tier 3) |
Emissões (3) | Padrões de Emissões Equivalentes ao Tier 2/Estágio II/Japão 2001 (Tier 2) |
Faixa de VHP - Líquida | 227-266 kW (304-357 HP) |
Intervalo de VHP - Líquido - Métrico | 227-266 kW (309-362 HP) |
Intervalo de VHP Otimizada - Líquido | 227-266 kW (304-357 HP) |
Número de Cilindros | 6 |
Padrão - Capacidade do Ambiente | 50 °C |
Padrão - Velocidade do Ventilador - Máxima | 1.450 rpm |
Padrão - Velocidade do Ventilador - Mínima | 550 rpm |
Potência Básica (1ª Velocidade) - Líquida - Métrica | 227 kW |
Torque Máximo - ISO 9249 - Equivalente ao Tier 2/Estágio II/Japão 2001 (Tier 2) | 1721 N·m |
Torque Máximo - ISO 9249 - Equivalente ao Tier 3/Estágio IIIA/Japão 2006 (Tier 3) | 1721 N·m |
Torque Máximo - ISO 9249 - Tier 4/Estágio IV/Japão 2014 (Final do Tier 4) | 1771 N·m |
Peso Operacional - Com Equipamento Típico | 33713 kg |
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Largura da Lâmina | 5.5 m |
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Raio do Arco | 413 mm |
Folga do Pescoço | 126 mm |
Altura | 787 mm |
Canto da Lâmina - Espessura | 19 mm |
Canto da Lâmina - Largura | 152 mm |
Espessura | 25 mm |
Espessura da Borda Cortante | 35 mm |
Força da Lâmina* - GVW (Gross Vehicle Weight, Peso Bruto do Veículo) de Base | 21417 kg |
Força da Lâmina* - GVW Máximo | 23985 kg |
Força para Baixo - GVW de Base | 15426 kg |
Força para Baixo - GVW Máximo | 19895 kg |
Largura | 5.5 m |
Largura da Borda Cortante | 254 mm |
Observação | *Força da lâmina calculada com o coeficiente de tração 0,9, que equivale a condições ideais de não patinagem e Peso Bruto da Máquina. |
Capacidade de Combustível | 496 l |
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Sistema de Arrefecimento | 70 l |
Sistema Hidráulico - Tanque | 70 l |
Sistema Hidráulico - Total | 146 l |
Tanque de DEF (Diesel Exhaust Fluid, Fluido de Escape Diesel) | 16 l |
Óleo do Motor | 36 l |
Transmissão - Diferencial - Comandos Finais | 98.5 l |
Alojamento em Tandem - Cada | 129 l |
Alojamento do Mancal da Ponta-de-Eixo da Roda Frontal | 0.9 l |
Alojamento do Comando do Círculo | 10 l |
Marchas de Avanço/Ré | 8 de Avanço/6 de Ré |
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Transmissão | Transmissão direta, câmbio de potência, eixo intermediário |
Freios - Estacionamento | Acionamento por mola, liberado hidraulicamente |
Freios - Secundário | Acionamento a óleo, disco de óleo |
Freios - Serviço | Acionamento a óleo, disco de óleo |
Freios - Torque de Freio Dinâmico por Roda | 36701 N·m |
Tipo de Circuito | Detecção de carga eletro-hidráulica, centro fechado |
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Tipo de Bomba | Pistão variável |
Pressão Máxima do Sistema | 24750 kPa |
Pressão de Standby | 5900 kPa |
Observação | *Potência da bomba medida a 2.150 rpm. |
Potência da Bomba* | 280 l/min |
Ângulo Máximo de Posição da Lâmina | 65° |
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Profundidade Máxima de Corte | 470 mm |
Alcance Máximo Disponível Fora dos Pneus – Direito | 2605 mm |
Alcance Máximo Disponível Fora dos Pneus – Esquerdo | 2605 mm |
Deslocamento Central do Círculo - Direito | 560 mm |
Deslocamento Central do Círculo - Esquerdo | 690 mm |
Deslocamento Lateral da Armação da Lâmina - Esquerdo | 740 mm |
Deslocamento Lateral da Lâmina - Direito | 790 mm |
Intervalo de Tombamento da Lâmina - Para a Frente | 40° |
Intervalo de Tombamento da Lâmina - Para Trás | 5° |
Levantamento Máximo Acima do Solo | 400 mm |
Grupo de Rodas - 19,5 x 25 MP (1) | Pneus: 23.5R25 Bridgestone VKT 2 Star |
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Grupo de Rodas - 19,5 x 25 MP (2) | Pneus: 23.5R25 Bridgestone VKT 1 Star |
Grupo de Rodas - 19,5 x 25 MP (3) | Pneus: 23.5R25 Bridgestone VJT 1 Star |
Grupo de Rodas - 19,5 x 25 MP (4) | Pneus: 23.5R25 Michelin XHA 2 Star |
Grupo de Rodas - 19,5 x 25 MP (5) | Pneus: 23.5R25 Michelin XLDD 2 Star L5 |
Barra de Tração - Altura | 203 mm |
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Barra de Tração - Largura | 76 mm |
Círculo - Diâmetro | 1822 mm |
Círculo – Espessura do Feixe da Lâmina | 50 mm |
Eixo Frontal - Altura até o Centro | 670 mm |
Eixo Frontal - Inclinação das Rodas | 18° para a Esquerda/17° para a Direita |
Eixo Frontal - Oscilação Total por Lado | 35° |
Estrutura do Chassi Frontal - Altura | 460 mm |
Estrutura do Chassi Frontal - Espessura | 14 mm |
Estrutura do Chassi Frontal - Largura | 356 mm |
Altura - Centro do Eixo Frontal | 760 mm |
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Altura - Parte Superior dos Cilindros | 3115 mm |
Altura - Topo da Cabine | 3746 mm |
Altura - Tubo de Escape | 3584 mm |
Comprimento - Do Pneu Frontal até a Parte Traseira da Máquina - Incluindo Engate para Reboque | 10593 mm |
Comprimento – Contrapeso ao Ríper | 12051 mm |
Comprimento – Eixo Frontal à Armação da Lâmina | 3066 mm |
Comprimento – Eixo Frontal ao Tandem Intermediário | 7365 mm |
Comprimento – Entre os Eixos em Tandem | 1841 mm |
Largura - Linhas Centrais do Pneu | 2703 mm |
Largura – Pneus Frontais Externos | 3411 mm |
Largura – Pneus Traseiros Externos | 3411 mm |
Vão Livre sobre o Solo - Eixo Traseiro | 423 mm |
Ângulo de Articulação – Esquerdo/Direito | 20° |
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Avanço - 1ª | 4.5 km/h |
Avanço - 2ª | 6.1 km/h |
Avanço - 3ª | 8.9 km/h |
Avanço - 4ª | 12.3 km/h |
Avanço - 5ª | 19 km/h |
Avanço - 6ª | 25.8 km/h |
Avanço - 7ª | 35.5 km/h |
Avanço - 8ª | 51.7 km/h |
Faixa de Direção – Esquerda/Direita | 47.5° |
Marcha à Ré - 1ª | 3.6 km/h |
Marcha à Ré - 2ª | 6.6 km/h |
Marcha à Ré - 3ª | 9.7 km/h |
Marcha à Ré - 4ª | 15 km/h |
Marcha à Ré - 5ª | 28 km/h |
Marcha à Ré - 6ª | 40.8 km/h |
Observação | Calculado sem deslize e com pneus 23.5R25 L-3. |
Raio de Giro - Pneus Frontais Externos | 9.3 m |
Velocidade Superior - Avanço | 51.7 km/h |
Velocidade Superior - Ré | 40.8 km/h |
Direção | ISO 5010: 2007 |
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ROPS/FOPS | ISO 3471: 2008/ISO 3449: 2005 |
Ruído | ISO 6394: 2008/ISO 6395: 2008/ISO 6396: 2008 |
Freios | ISO 3450: 2011 |
Observação (1) | *Sem motor de emissões de Final do Tier 4/Estágio IV/Japão 2014 (Final do Tier 4): subtraia 150 kg (331 lb) do peso do eixo traseiro e do peso total |
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Observação (2) | **Peso operacional de base calculado para a configuração padrão da máquina, com pneus 23.5R25, tanque de combustível cheio, operador e cabine com ROPS (Rollover Protective Structure, Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem). |
Peso Bruto do Veículo - Base** - Eixo Frontal | 8998 kg |
Peso Bruto do Veículo - Base** - Eixo Traseiro | 23796 kg |
Peso Bruto do Veículo - Base** - Total | 32794 kg |
Peso Bruto do Veículo - Com Equipamento Típico - Eixo Frontal | 9296 kg |
Peso Bruto do Veículo - Com Equipamento Típico - Eixo Traseiro | 24417 kg |
Peso Bruto do Veículo - Com Equipamento Típico - Total | 33713 kg |
Peso Bruto do Veículo - Máximo Testado - Eixo Frontal | 11850 kg |
Peso Bruto do Veículo - Máximo Testado - Eixo Traseiro | 26650 kg |
Peso Bruto do Veículo - Máximo Testado - Total | 38500 kg |
Velocidade - Avanço 1ª | 227 kW |
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Velocidade - Avanço 2ª | 227 kW |
Velocidade - Avanço 3ª | 232 kW |
Velocidade - Avanço 4ª | 239 kW |
Velocidade - Avanço 5ª | 244 kW |
Velocidade - Avanço 6ª | 251 kW |
Velocidade - Avanço 7ª | 255 kW |
Velocidade - Avanço 8ª | 266 kW |
Velocidade - Ré 1ª | 227 kW |
Velocidade - Ré 2ª | 227 kW |
Velocidade - Ré 3ª - 6ª | 232 kW |
Velocidade - Avanço 1ª | 227 kW |
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Velocidade - Avanço 2ª | 227 kW |
Velocidade - Avanço 3ª | 232 kW |
Velocidade - Avanço 4ª | 239 kW |
Velocidade - Avanço 5ª | 244 kW |
Velocidade - Avanço 6ª | 251 kW |
Velocidade - Avanço 7ª | 255 kW |
Velocidade - Avanço 8ª | 266 kW |
Velocidade - Ré 1ª | 227 kW |
Velocidade - Ré 2ª | 227 kW |
Velocidade - Ré 3ª - 6ª | 232 kW |
Espaçamento do Porta-pontas - Máximo | 500 mm |
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Espaçamento do Porta-pontas - Mínimo | 445 mm |
Profundidade de Escarificação - Máxima | 452 mm |
Porta-pontas do Ríper | 7 |
Força de Penetração | 13749 kg |
Força de Desagregação | 19822 kg |
Aumento do Comprimento da Máquina, Feixe Erguido | 1610 mm |
Espessura Lateral - Externa | 22 mm |
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Espessura Lateral - Interna | 22 mm |
Oscilação do Tandem - Para a Frente e Para Baixo | 25° |
Oscilação do Tandem - Para a Frente e Para Cima | 15° |
Altura | 648 mm |
Largura | 236 mm |
Tombamento de Corrente de Comando | 63.5 mm |
Espaçamento do Eixo da Roda | 1841 mm |