A Construção de um legado
Vinculado desde os seus primórdios ao desenvolvimento e crescimento da economia do país, a Finanzauto quis cumprir um papel de protagonismo no progresso dos principais setores da indústria em Espanha. Um caminho conectado com os factos mais relevantes da história passada e recente do nosso país, que começou a ser escrita em meados do século passado. Trata-se de uma trajetória marcada pela determinação, uma profunda visão estratégica e uma capacidade de crescimento e investimento que moldou o perfil de uma empresa que abrange nos seus pilares um profundo sentimento de continuidade.
O desenvolvimento e crescimento da Espanha não pode ser entendido sem levar em conta a industrialização do país e a construção de grandes infraestruturas em todo o seu território. O último século XX foi, sem dúvida, um século de mudança e progresso em direção a um novo modelo de país e sociedade.
A vida da Finanzauto, desde a sua criação em 1930 e a sua relação com a Banca López-Quesada, passou por um processo de crescimento paralelo, passando pelo acordo de distribuição da marca PEGASO na década de 1950 e da marca Caterpillar em 1963.
Passaram quase 60 anos desde este acordo e a Finanzauto continuou a evoluir para se consolidar como uma empresa moderna e dinâmica, referência em todos os mercados em que está presente e soube adaptar-se aos desafios de um ambiente econômico em constante evolução.
DIVERSIFICAÇÃO, INOVAÇÃO E AUDÁCIA
Hoje, e passados mais de 90 anos desde a fundação da empresa, a Finanzauto orgulha-se de ter um sistema imunitário ainda mais robusto. Esta dinâmica de evolução, adaptação e modernização está hoje mais presente do que nunca após a sua entrada há três anos no grupo italiano TESYA. Um grupo europeu com presença em toda a área mediterrânica com o objetivo comum de promover o crescimento dos clientes, países e sociedades em que opera.
Durante este período, a Finanzauto lançou vários projetos ambiciosos. Uma decidida estratégia de mudança para manter uma linha de transformação constante, racional e sustentável do seu modelo de negócio. Graças a esta busca contínua, conseguiram expandir seu portfólio de produtos e serviços, obtendo a distribuição de marcas de prestígio de máquinas e soluções de energia como a Sandvik, Konrad, Prinoth e 2G. O objetivo, tornar-se uma empresa multiespecialista e integradora de sistemas, focada em auxiliar seus clientes no desenvolvimento de seus negócios e atividades e fomentar a inovação nos setores em que atua, procurando sempre o melhor desempenho, segurança e transição para modelos mais sustentáveis de produção.
Atualmente, a Finanzauto oferece propostas 360º para setores como obras públicas, minas e pedreiras, silvicultura, reciclagem, portos, aterros, demolição, construção e pavimentação.
Também é referência em soluções de geração de energia, em propulsão de locomotivas e em sistemas de emergência para aplicações críticas como hospitais, centros de dados, escolas...
Da mesma forma, são líderes no mercado de propulsão marítima, oferecendo serviço em todo o mundo para todos os tipos de embarcações e consolidando-se como referência na transição energética do arco mediterrâneo para um modelo mais sustentável.
A empresa continua a trabalhar na procura de novas linhas de crescimento e assim oferecer uma proposta transversal e ibérica aos seus clientes, aproveitando as sinergias com a empresa STET, sua congénere em Portugal e também parte do grupo TESYA.
Uma estratégia conjunta que aproveita os pontos fortes de ambas as empresas para melhorar sua presença no mercado e se posicionar como empresas mais fortes e solventes.
AS EMPRESAS SÃO AS SUAS PESSOAS
Um dos objetivos da Finanzauto como empresa é conseguir atrair e reter talentos diversos. É por isso que trabalham todos os dias num processo de seleção que gira em torno de duas ideias. A primeira é que todos os candidatos são avaliados usando o triângulo “pessoa-função-cultura” para garantir sua adequação à empresa. Não se trata apenas de encontrar profissionais com as mais altas qualificações no seu cargo (algo que é dado como certo), mas sim de encontrar perfis que se sintam identificados com o propósito, a cultura e os valores da empresa. Essa parte, talvez por vezes desvalorizada no processo seletivo, faz com que os colaboradores que se enquadrem nessa filosofia se sintam parte de um projeto que vai além dos resultados. Trata-se de participar no desenvolvimento da empresa como um nexo que une e engloba as suas pessoas, todas caminhando em direção a um objetivo comum e moldando o espaço de trabalho e os pilares em que se baseia essa evolução. A segunda ideia é a YoUniversity, o conceito de escola através do qual a Finanzauto oferece a estudantes de engenharia e de cursos técnicos a oportunidade de ter sua primeira experiência de trabalho na organização. Esses alunos são emparelhados com a equipa técnica e engenheiros experientes para aprender em primeira mão como as coisas são feitas na empresa, com a intenção de aumentar o potencial de talentos e contribuir positivamente para a sociedade em que atuam.
Em suma, a empresa tem mantido uma estratégia firme de atrair jovens talentos. Um forte contributo para o progresso e crescimento desta maravilhosa parte da Europa: a Península Ibérica.
LIDAR COM A INCERTEZA
A Finanzauto está empenhada em continuar a trabalhar na promoção e contribuição para a recuperação da economia espanhola. Os corajosos investimentos que a empresa fez em infraestruturas, talento e expansão do seu portfólio de soluções durante os meses mais difíceis da pandemia são um exemplo claro de seu compromisso com o combate à incerteza que assola os diferentes setores em que atua.
O futuro impulsiona-nos a evoluir e nos transformarmos. A Finanzauto, com sua estratégia de abraçar a mudança e restaurar a confiança, está construindo um horizonte promissor à sua frente.